Uma equipe de pesquisadores dos departamentos de História, engenharia elétrica e informática, literatura e Geografia, bem como a cidade de Quebec Museu da Civilização, recebeu uma grande doação para infra-estrutura de pesquisa da Fundação Canadense para Inovação, e as contribuições do Governo de Quebec e da Université Laval para estabelecer o Laboratório de Museologia e Engenharia Cultural.
LAMIC é o primeiro laboratório de museologia experimental do mundo. A importancia disso é estudar a formas de passar a cultura em um ambiente de museu. Robert Lepage, idealizador do projeto e fundador da multidisciplinar ex machina, é inovador e multi-disciplinar, permitindo assim, experimentação na aproximação de personagens históricos, locais, objetos e narrativas. Foi importante a adaptação criativadas imagens para que os objetos, cenas e relacionassem com o espaço. Foram 400 anos das história do Quebec, exibidos sobre os silos de grãos do Porto de Quebec. Isso proporcionou, entre outras coisas, validar o processo de criação não-narrativo, ou narrativo e não linear. Isso nos levou de projeto em projeto.
Esse projeto os levou de projeto em projeto.
O novo projeto tomou forma na chapelle des ursulines, por ser um local históricamente importante. A capela foi a primeira instituição de ensino para mulheres nas américas, criado em 1599. O espaço ainda existe e é uma capela existente na Velha Quebec. É a mesma, mas não é necessariamente acessível para a maioria das pessoas. Como fazer um modelo do espaço para ser reproduzido em outros lugares? É importante reproduzir o local digitalmente, assim como captar sua essência. É interessante poder refletir sobre a relação entre os objetos, os visitantes e o local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário